O Programa ParticipAH (antigo ParticipAccor) foi retomado após um ano e todos os 19 Clubes da América do Sul se mobilizaram para receber os facilitadores da Académie Accor e seus respectivos padrinhos.
No que se refere aos custos, de modo geral todos os Clubes colaboraram oferecendo cortesia de hospedagem e café da manhã, tanto para os facilitadores quanto para os padrinhos. Alguns hotéis também proporcionaram alimentação e custos de estacionamento aos facilitadores. A grande maioria incluiu como cortesia os equipamentos solicitados, as salas com mobiliário e o coffee break. Outras despesas foram computadas à Sede em nome da Académie.
Veja os números: 12 Facilitadores internos e externos fizeram a aplicação do programa durante 22 dias e 18 convidados entre padrinhos e membros do CDAS estiveram presentes respondendo perguntas em pelo menos uma das sessões. Foram feitas 65 aplicações, destas, 14 foram concluídas em países hispânicos (Chile, Colômbia e Argentina), incluindo Lima no Peru com o acompanhamento de Roseli Obushi, da Sede.
Presencialmente, foram 260 horas de atividade que atingiu a 2.122 colaboradores, sendo 1.633 no Brasil e 489 hispânicos. Dentre os hotéis, 181 representaram o Brasil e outras 20 unidades hispânicas.
No Clube Sinervale, o padrinho Bernd Hofmann esteve presente às duas sessões e participou da premiação das equipes vencedoras no treinamento dado pelo facilitador Lincoln Firoozmand.
“As turmas foram muito participativas e interessadas”, informou Alexandre Preto, Coordenador do Clube e Gerente Geral do Novotel Santos. “Durante todas as atividades as equipes estavam motivadas, querendo aprender e assimilar todas as informações do encontro.
A participação da madrinha Antonietta Varlese deu um toque de importância a esse excelente momento de integração e troca de conhecimentos”, concluiu Alexandre.
Em Goiânia, a adesão foi de 40% das equipes no total e em Brasília, 80 colaboradores dos dois hotéis estiveram presentes. Lá, o evento foi muito positivo com formato criativo e dinâmico. O facilitador soube criar empatia e proporcionou interação no grupo de forma lúdica, falando sobre o universo AccorHotels. José Ramos, Padrinho do Clube esteve presente em todas as sessões realizadas nas duas cidades.
A visita da madrinha Gabriella Spinola foi providencial uma vez que é também Gerente de Compras Compartilhadas e pode dar uma assessoria diferenciada nas questões que envolvem os fornecedores de produtos usados pelo Clube.