Conhecer a força de empresas concorrentes é fundamental e se torna um dos calcanhares para a conquista do mercado potencial.
Ainda mais importante do que conhecer a concorrência é saber o que será feito com o resultado da pesquisa. Determinado hotel tem melhor café da manhã? O Wi-Fi é excelente no seu vizinho? A iluminação dos detalhes é bonita? O que é possível fazer para ganhar o cliente? Como conseguir encantar e ganhar sua confiança?
O Paulistando fez uma pesquisa extensa e concluiu resultados interessantes no entorno de seus hotéis na região do Ibirapuera/Moema.
Veja a seguir algumas anotações (os nomes dos concorrentes foram suprimidos):
O “Hotel A” tem 37% dos apartamentos da praça. Possui centro de convenções para 1500 pessoas e 586 Uhs, divididas em 14 categorias. Possui 250 Twins e acaba captando a maioria dos grupos da região. O restaurante oferece um Festival de Pizza às quartas e sábados. Ao conectarem Wi-Fi, hóspedes e cliente avulsos recebem promoções para desfrutar do restaurante. Os clientes do restaurante recebem promoções para hospedar-se com desconto. O hotel oferece banca de frutas no café da manhã e estação de tapiocas decorada. Oferece vaporizador de roupas mediante solicitação e a academia é pequena. Clientes percebidos: Colgate e Montadoras. Dentre os hotéis visitados, este foi considerado ter o melhor serviço de internet.
O “Hotel B” possui 196 apartamentos no Pool e tem como pontos positivos a limpeza, o posicionamento upper midscale, bom Wi-Fi, boa iluminação nos apartamentos, serviço de água, chaleira, roupão, chinelos e secador Taiff.
Como pontos negativos, a academia é pequena e há a presença de “profissionais da noite” no lobby.
O “Hotel C” oferece o melhor café da manhã da região, com muitos produtos característicos da fazenda e serviço impecável. Os valores são: R$ 38,00 para café extra e R$ 29,00 para o café incluso na diária. Os quartos são bem limpos, com ferro e tábua em todos os apartamentos e o serviço de Wi-Fi é ruim. São 160 apartamentos no Pool de um total de 300. Tem clientes da indústria farmacêutica.
O “Hotel D” tem 60% dos apartamentos reformados e possui clientes da TAM, Renault, Honda e Fujifilm. O quarto tem decoração fria, não tem armário fechado, o colchão é antigo e a iluminação é ruim. O frigobar da Anserve oferece salgados orgânicos e opção de vinhos. Com diária de R$ 390,00, o café da manhã é muito ruim, sem serviço de mesa, onde o cliente pega alimentos e louças diretamente no buffet. Neste dia, havia apenas um funcionário no salão. O “Hotel D” oferece serviço de engraxate por R$ 12,00.
Finalmente, o “Hotel E” está com o lobby renovado e o atendimento foi classificado como excelente, oferecendo ótima área de piscina, café da manhã simples, Wi-Fi ruim e apartamento sem reforma, porém bem conservado.
Com base nas informações acima, o que é preciso fazer para melhorar seu hotel? Que tal usar ou aprimorar serviços que deram certo na concorrência? E se você fizer um “sincero” benchmarking no seu próprio hotel?
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