Por ocasião da Olimpíada, a Sede está elaborando um plano de ação específico para o Rio de Janeiro.
Será disponibilizado na intranet um Plano de Segurança além de treinamento desenvolvido em parceria com a Académie AccorHotels para os colaboradores de base, integrantes do currículo básico de formação. Afora do plano geral, cada unidade deverá dispor de um plano de ação individual com base em avaliação a ser enviada à Sede.
Dentre as explicações na reunião do clube, também foi abordado um plano de combate aos mosquitos e esclarecimentos sobre a forma de atuação de grupos terroristas no mundo.
Alguns destaques do Plano de Segurança:
- Hotéis como ponto de apoio para Polícia Militar: Proposta sendo negociada pela Sede. Os hotéis com risco em potencial receberão a cobertura da Policia Militar sendo ponto de apoio para a viatura e equipe.
- Presença de um comitê de gerenciamento de crise no Rio (plano APACHE).
- Sistema de comunicação entre os hotéis (formação de grupos para receber boletins diários), tanto por e-mail específico quanto por grupos de WhatsApp.
- Treinamento de emergência já realizado no Grand Mercure Riocentro pela equipe de segurança do Parque Olímpico.
- Treinamento de segurança para os gestores, que irão multiplicar para as equipes.
- Telefone exclusivo para casos de crise durante o período.
- Publicação da Sede com material com dicas de segurança.
- Cofres nos apartamentos – os gestores devem verificar quais procedimentos existem nos hotéis para abertura dos cofres, se é através da senha descartável do software, ou da máquina do fabricante, etc. e limitar o acesso, deixando somente com os responsáveis da gerência.
- Sugeriu-se a utilização de pulseiras de identificação para os hóspedes apenas com o RID sem a exposição da logo ou nome do hotel.
- Foi reforçada a necessidade de inserir todas as ocorrências na ferramenta de sinistros, para gerar um histórico.
- Atenção para qualquer pedido atípico: informações, equipamentos e controles (ex.: máquina de Raios-X na entrada do hotel).
- Avisar imediatamente a Sede em qualquer circunstância suspeita que requeira intervenção auxiliar.